sexta-feira, 22 de maio de 2009

Glossário da Cultura Digital




Ciberespaço



Espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.

Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido à sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: telemóvel/celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo. (JUNGBLUT, 2004; GUIMARÃES JR., 1999).

"Ciberespaço" in Wikipédia, A Enciclopédia Livre, 2009, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o (consultado em 2009-04-21

Copyright


(palavra inglesa)

s. m.

1. Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

2. Marca desse direito simbolizada pelo sinal ©, impresso num livro, no verso da página do título e que é seguido pelo nome do titular do direito de autor e pelo ano da primeira publicação.

"copyright", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2009, http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=copyright [consultado em 2009-04-21].

Declaração legal de propriedade exclusiva dos direitos de utilização de ideias ou informações, incluindo o software de obras, fotografias, música e literatura. Devido à facilidade de se fazer download destas obras na Internet, é cada vez mais difícil para os proprietários de fazer valer os seus direitos autorais e impedir a distribuição ilegal, duplicação e reutilização de material protegido por direitos de autor.



Cyberbullying

s.m.

Recurso à tecnologia para assediar, intimidar, ameaçar ou humilhar alguém, ocorridos através da multiplicidade de ferramentas da era digital, como e-mail, mensagens de texto, websites, salas de chat, ou mensagens instantâneas. Para as vítimas, as marcas digitais deixadas pelo cyberbullying (Redes sociais da Internet, sites de partilha de fotos, imagens de telemóvel, gravações MP3, têm servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação), juntamente com a tentativa de se libertarem desta perseguição, podem aumentar o impacto do cyberbulling.

(Palavra formada pelo prefixo cyber (entidades e/ ou acontecimentos que ocorrem no ciberespaço)e o nome bullying que designa os actos premeditados e repetidos de violência física ou psicológica, praticados para intimidar ou agredir alguém).





Deep Dive

s.m.

Exploração mais profunda de informações adquiridas através da pesquisa de quantidades maciças de informação que um indivíduo recebe e procura. Um "mergulho profundo" significa um maior e deliberado envolvimento com informações específicas. Por exemplo, numa pesquisa através do feed RSS, um indivíduo pode optar por um "mergulho profundo" sobre uma determinada postagem do blogue - ler todo o post, ler os comentários do outro, procurar o tópico para aprender mais e, finalmente, entrar em feedback loop.


Feed

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Na prática, Feeds são usados para que um utilizador de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blogue, sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.

Actualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos Feed:

RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).

RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).

Atom (IETF).

As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas, isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um órgão normalizador, no caso, a IETF.

Resumindo: arquivos Feeds são listas de actualização de conteúdo de um determinado site, escritos com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem a hiperligação dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as actualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

"Feed" in Wikipédia, A Enciclopédia Livre, 2009, http://pt.wikipedia.org/wiki/Feed (consultado em 2009-04-21)

Sem comentários:

Enviar um comentário